sexta-feira, 1 de abril de 2011

"A missão centenária" (Terá 2ª parte)

Nascido em Bauru (SP) no dia 11 me março de 1963. Casado com Francisca de Fátima Cavalcanti, Marcos César Pontes tem 2 (dois) filhos e seus hobbies são musculação, futebol, violão, teclado, desenhar e fazer pinturas em aquarela. Seus pais Virgílio e Zuleica Pontes, moravam em Bauru(no mesmo lugar em que Marcos Pontes nasceu). Foi piloto de caça da Fab, chegando ao posto de tenente-coronel.
A missão centenária se tornou possível devido a um acordo assinado em outubro de 2005 entre Brasil e Rússia, sendo representantes destas a Agência Espacial Brasileira (AEB), e a Agência Espacial da Fedeeação Russa (Roscomos). Com isso, o astronauta Marcos César Pontes passou a treinar na Cidade da Estrelas, centro de treinamento para cosmonautaspróximo a Moscou.
A missão centenário nasceu de um acordo em 18 de outubro de 2005. O principal objetico deste tratadoseria enviar o primeiro brasileiro ao espaço, que no caso é o tenente-coronel Marcos César Pontes.
O nome da missão é uma referência á comemoração do centenário do primeiro voo tripulado de uma aeronave, o 14 Bis, de Santos Dumont, na Paris de 23 de outubro de 1906. O veículo utilizado para o lançamento da missão foi a nave Soyz TMA-8, Roscomos, e o seu lançamento aconteceu em 30 de março de 2006 (23h30 horário de brasília) no Centro de lançamento de Baikonur (Cazaquistão), tendo como destino a Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em ingles)

Nenhum comentário:

Postar um comentário